HomeEast TimorVoto de Pesar pela morte de Jorge Sampaio, um amigo de Timor-Leste

Voto de Pesar pela morte de Jorge Sampaio, um amigo de Timor-Leste

Presidência do Conselho de Ministros

VIII Governo Constitucional

……………………………………………………………………………………………………………..

Dili, 10 de setembro de 2021

Comunicado de Imprensa

Voto de Pesar pela morte de Jorge Sampaio, um amigo de Timor-Leste

O Governo de Timor-Leste, em nome de toda a nação, transmite o seu profundo pesar pelo falecimento do antigo Presidente de Portugal, Jorge Sampaio, que durante os seus mandatos em Belém sempre se bateu pelo exercício livre e democrático do direito à autodeterminação de Timor-Leste.

O antigo Chefe de Estado de Portugal morreu esta sexta-feira, 10 de setembro, aos 81 anos, no hospital de Santa Cruz, em Lisboa, onde estava internado desde 27 de agosto, depois de ter sentido dificuldades respiratórias.

Ligado à política desde os tempos de estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, liderou o Partido Socialista e foi eleito presidente da Câmara de Lisboa em 1989. Em 1996 foi eleito Presidente da República, cargo que exerceu até março de 2006.

Foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose. Entre 2007 e 2013 foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.

Em 2016, Jorge Sampaio recebeu o maior galardão do Estado timorense, o Grande Colar da Ordem de Timor-Leste, em reconhecimento pela “solidariedade e apoio ativo” na luta pela independência do nosso país. A condecoração foi entregue pelo atual Primeiro-Ministro e na altura Presidente da República, Taur Matan Ruak, em Lisboa. Na ocasião, Taur Matan Ruak manifestou “o profundo reconhecimento pelo humanismo, as inúmeras expressões de solidariedade e o apoio ativo com que, ao longo dos anos, alimentaram a luta pela liberdade, autodeterminação e independência de Timor-Leste”.

O Parlamento Nacional, em 2006, já havia também atribuído a Jorge Sampaio o título de Cidadão Honorário da República Democrática de Timor-Leste.

O Porta-Voz do Governo, Ministro Fidelis Magalhães apresentou as condolências à família e amigos do ex-Presidente e afirmou que “Jorge Sampaio será para sempre recordado pelo povo timorense pelo seu profundo compromisso com os direitos humanos, a justiça e a solidariedade”. FIM

 

Source

Stay Connected
248FansLike
473FollowersFollow
Must Read
Related News